Notícias


VIP LEILÕES Inaugura segundo pátio em Belém-PA

Desde o dia 10.12.13, os veículos recolhidos das ruas por alguma infração de trânsito passaram a ser conduzidos ao novo pátio de retenção de veículos da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB).

O pátio, terceirizado, está localizado na Travessa Castelo Branco (terceira rua), 510, bairro do Tapanã, com acesso tanto pela rodovia do Tapanã quanto pela Arthur Bernardes. O novo pátio é administrado pela empresa VIP LEILÕES Gestão e Logística, vencedora de um processo licitatório por atender a todas as exigências técnicas, tais como dispor de 30 mil metros quadrados, capacidade para 900 veículos e toda uma infraestrutura com sistema de monitoramento por câmera, muro com cerca elétrica em toda a extensão e segurança armada 24 horas. “O antigo pátio não tinha condições de minimamente abrigar os veículos de forma segura, e temos que pensar que os veículos foram guinchados por cometerem infrações de trânsito, mas acima de tudo são bens de terceiros que precisam estar bem abrigados e com toda a segurança”, destaca Maisa Tobias, superintendente da SeMOB.

 

Após a desocupação das antigas instalações do prédio da SeMOB, na Bernardo Sayão, os veículos guinchados estavam sendo conduzidos a um pátio municipal na própria rodovia do Tapanã, número 1000, ao lado do cemitério público, e os que ainda estiverem lá continuarão até a retirada por parte de seus proprietários. Apenas os veículos guinchados a partir desta terça-feira passarão ao novo endereço.

  

Procedimento: 

Ao ter o veículo removido pela fiscalização da SeMOB, o proprietário ou seu representante legal deve se dirigir primeiramente à sede da SeMOB, que fica localizada na Av. Júlio César, 1026-A, bairro de Val-de-Cans, munido dos documentos pessoais e do veículo, pagar as taxas devidas (guincho, diárias, multas de trânsito e licenciamento em atraso, se houver) e depois receber o termo de liberação para fazer a retirada no Pátio da VIP LEIlÕES no Tapanã. O atendimento ao público funciona de 8 às 14h. Veículos apreendidos após às 14h de sexta-feira somente serão liberados na segunda-feira seguinte. Caso a documentação necessária a liberação esteja no interior do veículo, assim como objetos pessoais e de valor, o proprietário pode fazer a retirada no pátio de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Áreas

Com o objetivo de desafogar o número de veículos apreendidos no pátio de retenção e descentralizar o local para onde todos os veículos guinchados por infração de trânsito são enviados, a SeMOB dividiu a cidade em três setores, cada um correspondendo a um pátio de retenção. A intenção é que, futuramente, os veículos sejam conduzidos ao pátio mais próximo de onde foram removidos. O primeiro pátio que está sendo inaugurado corresponde à área 2, que compreende os bairros de Águas Lindas, Aurá, Barreiro, Bengui, Cabanagem, Castanheira, Curió-Utinga, Guanabara, Mangueirão, Maracangalha, Marambaia, Miramar, Parque Verde, Pedreira, Pratinha, Sacramenta, São Clemente, Souza, Tapanã, Telégrafo, Una e Val-de-Cans. A área 1 já foi licitada e em breve estará em funcionamento. Dela fazem parte os bairros de Batista Campos, Campina, Canudos, Cidade Velha, Condor, Cremação, Fátima, Guamá, Jurunas, Marco, Nazaré, Reduto, São Braz, Montese (Terra Firme) e Umarizal. Por fim, a área 3, que já passou por duas licitações sem propostas habilitadas, é formada pelos bairros dos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro e em breve deverá entrar em um novo processo licitatório. Enquanto os pátios das áreas 1 e 3 não estiverem em pleno funcionamento, todos os veículos apreendidos serão levados ao novo pátio de retenção da VIP LEILÕES no Tapanã.

 



Voltar